Casa em Carapicuíba – SP

Angelo Bucci | Alvaro Puntoni
SPBR arquitetos

A característica a mais notável do local onde a casa esta implantada é um desnível de seis metros que separa a rua de um plano inferior do terreno junto a um pequeno bosque na vertente oposta. Da rua não se vê claramente o nível inferior do terreno porque o plano cai abruptamente. Mas destaca-se a massa arbórea posterior como um pano de fundo desta paisagem inusitada, fruto da implantação da rua neste loteamento.

O programa junta duas finalidades diferentes: uma casa e um escritório, um lugar onde se vive e trabalha. Embora estas duas funções compartilhem o mesmo espaço, são  tão separadas quanto possível.

A casa foi implantada em dois níveis compreendidos na distância que separa a rua do plano inferior, sua estrutura vai aos limites do terreno e define o espaço inferior onde está a habitação aberta para os pátios junto ao bosque e ao córrego.

O nível da rua foi inteiramente preservado e ampliado através da pequena praça de acesso, na mesma cota, que se estende sobre a cobertura da casa através de uma ponte de aço – a única entrada do edifício. Daí se vai à casa ou ao escritório por percursos que exploram as possibilidades espaciais daquela situação topográfica particular.

Uma escada de concreto conduz à varanda que remete o olhar à situação peculiar da casa no terreno, abaixo do nível da rua, e dali se entra  na sala ou cozinha. Seus espaços são integrados com as arvores, o pequeno vale, jardins, e a piscina linear situada no nível do chão. A casa incorpora a natureza exterior dentro: uma porta de vidro deslizante abre completamente o estar para o terraço, criando um único espaço. Os dormitórios e o pátio inferior também se ligam no nível inferior. A cozinha esta atirantada na estrutura principal e libera os espaços inferiores para os seus usos.

O escritório, constituído por duas lajes estruturadas por uma grande viga superior apoiada em dois pilares, é o único volume visível da rua. Suas dimensões de 3 metros de largura e 25 metros de extensão remetem à idéia de um tubo aberto em ambas as extremidades. Conseqüentemente, as janelas oferecem outras vistas: mais longínquas que próximas, mais paisagem do que um espaço intimo.

A estrutura é em concreto armado. Além de seus materiais principais, concreto e de vidro, esta casa é projetada essencialmente baseada na geografia e na paisagem do local.  Os acabamentos são simples: pisos monolíticos em concreto branco e mosaico português também branco. Assim poucos elementos significam mais concentração no trabalho solicitado durante seu processo de construção. Faz mais fácil de controlar o orçamento e propicia-nos focalizar nas etapas necessárias para construir a casa.

[texto fornecido pelos autores do projeto]


projeto executivo

Download do projeto executivo completo em formato PDF

2,8Mb . 26pranchas

_

__

De modo a evitar conflitos com seu browser, clique sobre o link com o botão da direita de seu mouse e salve o arquivo em seu computador para em seguida abri-lo.


galeria


_

Local: Carapicuíba – SP
Ano do projeto:
2003
Obra:
2008
Área do terreno:
450m²
Área construída: 415m²
Arquitetura:Angelo Bucci e Alvaro Puntoni [SPBR arquitetos]
Colaboração: Ciro Miguel, Fernando Bizarri e Juliana Braga
Estrutura:
Ibsen Pulleo Uvo e Ruy Bentes
Instalações: Mauro Rodrigues Pinto
Paisagismo:
Klara Kaiser
Construção:
Alexsandro Bremenkamp
Fotos:
Nelson Kon
Website/contato: www.spbr.arq.br | www.gruposp.arq.br

_

Anúncios
Esse post foi publicado em 2003, Álvaro Puntoni, Ângelo Bucci, Carapicuíba, Projetos e obras, SP. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Casa em Carapicuíba – SP

  1. Frederico Freitas disse:

    Obrigado por compartilhar!

  2. Luciana Ávila disse:

    Caros,
    Esta casa está à venda? Desculpem-me pela pergunta incisiva, mas o projeto é muito interessante, já fui moradora de Carapicuíba e fiquei curiosa inclusive quanto à localização.

    Obrigada.

  3. mika disse:

    caros editores,

    o projeto executivo está incompleto. está faltando as pranchas 01, 02 e 03.

    abraço!

  4. Altivo disse:

    bem observado, Mika. Está faltando alguns formatos.

    abraços fraternos

  5. Nessrine M.M disse:

    Queridos…..
    Parabéns pelo este trabalho fantástico, gostei muito o jeito de aproveitamento os espaços, e os níveis em que for feito,,,,,,,,,,, e também pela coragem que os arquitetos já tem para projetar este tipos de casas deferente…….
    abraço.

  6. Valdinei do Carmo disse:

    Meus caros amantes da ARQUITETURA,
    essa casa é realmente fantástica, mas existe uma outra que vale a pena observar,
    é a casa conhecida como “a casa do morro do Querosene em SP”.

    Vejam nesse link: http://maisarquitetura.com.br/casa-querosene-pelo-arquiteto-alvaro-puntoni

    Abraços!

  7. Pingback: ABOUT HOUSES | ArchiBlog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s