expediente

mdc .mínimo denominador comum

revista de arquitetura e urbanismo

ISSN – 1809-4643
contato@mdc.arq.br
©2006-2022 – editores de mdc – belo horizonte/brasília.                                                          ©2023 – grupo de pesquisas ateliê américas – ufmg – belo horizonte.

o que é

mdc é uma publicação sem fins lucrativos criada pelo grupo de arquitetos Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel, Danilo Matoso, Fernando Maculan, Humberto Hermeto e Pedro Morais, lançada em março de 2006 em Belo Horizonte e Brasília. De 2006 a 2013 foi liderada pelo editor-chefe Danilo Matoso Macedo.  A partir de 2023, mdc passou a integrar as atividades do grupo de pesquisa Ateliê Américas – www.atelieamericas.arq.br -, sediado na Escola de Arquitetura da UFMG, sob a liderança do professor Carlos Alberto Maciel.

A partir das matérias publicadas neste website e dos temas aqui suscitados, foram editadas revistas impressas, lançadas em eventos públicos com debates e palestras.

objetivos

mdc teve por objetivo inicial refletir sobre a produção contemporânea brasileira de arquitetura, buscando identificar tanto traços comuns e pontos de contato, como diferenças e contradições. É através do mapeamento de convergências e divergências que se discute o que poderiam ser chamados “denominadores comuns” nessas arquiteturas. A partir da generosa contribuição do arquiteto Álvaro Puntoni, chegamos ao depoimento de Affonso Eduardo Reidy dado a Alfredo Brito e Ferreira Gullar para o Inquérito Nacional de Arquitetura, no qual sugeria a existência de um denominador comum à produção arquitetônica moderna brasileira. Em sua argumentação, Reidy foi capaz de enumerar com precisão um conjunto de fatores que constituiriam esses denominadores.

A partir de 2023, mdc amplia sua abrangência em termos geográficos, mirando a produção de arquitetura, urbanismo e paisagismo no Brasil e na América Latina.

A busca por pontos em comum em obras e projetos da produção contemporânea não tem por objetivo a eleição de modelos a serem seguidos, mas estabelecer a discussão a partir de alguns exemplos que conseguem furar o cerco da massificação cultural e das imposições mercadológicas e econômicas, operando no sentido de estabelecer ideais e objetivos compartilhados, com forte sentido contra-colonizador e responsabilidade sócio-ambiental.

Para isso, precisam ser reconhecidos mínimos denominadores comuns, capazes de estabelecer uma aproximação entre essas arquiteturas.

Através do diálogo, da reflexão, da crítica séria, isto pode ser possível:

Apontar um MDC.

 

seções da revista

projetos e obras

Nesta seção são publicados projetos e obras de arquitetura, urbanismo, paisagismo, design e áreas afins, com fotografias, textos explicativos e desenhos. É política editorial da revista publicar os textos enviados pelos autores – considerados parte integrante das obras -, podendo ou não ser acrescentado material analítico complementar por convidados, por pesquisadorxs do grupo Ateliê Américas e pela editoria. Critérios para seleção das obras, realizada pelos pesquisadores e pelo Conselho Consultivo do grupo Ateliê Américas / Revista mdc, envolvem ineditismo do objeto, coesão e clareza na relação entre projeto e conceito, relevância local ou temática do objeto, relação com os contextos local ou cultural, disponibilidade de documentação completa dos projetos de execução.

ensaio e pesquisa

Nesta seção foram publicados no período de 2006 a 2013 textos de cunho argumentativo ou científico sobre arquitetura, urbanismo e áreas afins. A partir de 2023, a editoria passa a privilegiar artigos relacionados à teoria e prática do projeto.

Privilegia-se aqui a clareza, o rigor e originalidade das ideias, que devem ser apresentadas de modo tão objetivo e coeso quanto possível, quanto à forma e à linguagem.

Os artigos poderão ter até 40.000 caracteres (com espaços) e deverão contar com, no mínimo, uma figura ilustrativa. Mais informações nas Condições gerais para publicação na Revista MDC (abaixo).

[O título desta seção homenageia a seção homônima da Revista Projeto na década de 1980]

crítica

Nesta seção foram publicados no período de 2006 a 2013 textos analíticos sobre obras de arquitetura, urbanismo e áreas afins. O propósito da crítica aqui é revelar os princípios que regem a obra – valorativamente ou não – estabelecendo um diálogo da mesma com o contexto social em que foi produzida, com o seu autor e com a sua história, bem como com o tempo e a cultura atuais.

A partir de 2023, artigos críticos se integram às discussões de projetos e obras, referindo-se direta ou indiretamente a eles.

resenhas

Nesta seção são publicadas resenhas sobre livros e periódicos de arquitetura, urbanismo e demais áreas de interesse correlato, com foco na teoria e prática do projeto nas distintas áreas. Preferentemente, deverá ser um texto descritivo da publicação, de seu tema e de seu autor. É desejável ainda que a resenha contenha um teor crítico/valorativo sobre a obra.

As resenhas poderão ter até 10.000 caracteres (com espaços) e deverão contar com, no mínimo, uma imagem da capa da publicação. Mais informações nas Condições gerais para publicação na Revista MDC (abaixo).

encontros e palestras [vídeos]

Nesta seção encontram-se os vídeos dos encontros, debates e palestras promovidos pela revista mdc durante os lançamentos de livros e números impressos.

notícias (2006-2013)

Nesta seção foram divulgados entre 2006 e 2013 eventos, acontecimentos e obras marcantes referentes à arquitetura, urbanismo e áreas afins.

opinião (2006-2013)

Nesta seção foram publicados no período de 2006 a 2013 textos de opinião relativos a temas de interesse aos campos da arquitetura, urbanismo, design e áreas afins. Uma vez lançado um tema, foram acolhidos textos – devidamente fundamentados – com o maior número de opiniões distintas sobre o assunto. Através do confronto de ideias e da diversidade de pontos de vista, pretendia-se enriquecer as discussões, auxiliando os leitores na formação de juízo crítico sobre determinado objeto. As opiniões expressas nessa seção não expressam os pontos de vista dos Editores de mdc.

condições gerais para publicação na revista mdc

Envio de artigos, ensaios e resenhas

  • A revista está aberta ao envio de  artigos, ensaios e resenhas por e-mail [contato@mdc.arq.br].
  • Toda matéria enviada para publicação será avaliada pelos Editores de mdc, podendo ser:
    • Aceita para publicação sem restrições;
    • Aceita para publicação com sugestões e/ou restrições (artigos potencialmente de boa qualidade, mas com problemas pontuais de redação, argumentação, dados factuais, etc);
    • Não aceita para publicação com sugestões para reapresentação (artigos com boas ideias e/ou pontos de partida, mas com problemas estruturais que precisam necessariamente ser equacionados);
    • Não aceita para publicação.
  • Os Editores da Revista MDC não divulgarão a terceiros qualquer material até que seja publicado ou rejeitado. Em caso de rejeição, os Editores comprometem-se a não divulgar o material para terceiros ou publicá-lo.
  • Caso determinado material já tenha sido publicado, o(s) autor(es) comprometem-se a obter licença para nova publicação junto aos editores originais – caso seja necessária – e a referenciar adequadamente a publicação original na matéria.
  • Ao enviar uma matéria para publicação, o(s) autor(es) declaram ser detentores dos direitos de autor do material fornecido, possuindo também, quando necessário, autorização de terceiros para publicar material de autoria alheia. Na qualidade de titular(es) dos direitos de autor do material enviado, nos termos da lei 9.610/98, autoriza(m) ainda os Editores da Revista mdc a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o material enviado em meio eletrônico na Rede Mundial de Computadores, para fins de leitura, impressão e/ou download, bem como a publicação do material nos números impressos da Revista MDC ou coletâneas deles derivadas. A licença de direitos de autor para a Revista MDC corresponde à licença Creative Commons, Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Unported. Conforme disponível em: < http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt > .

Formatos de envio

  • Os textos deverão ser enviados por e-mail no formato doc, txt ou rtf (Word ou OpenOffice).
  • Todas as citações devem ser registradas juntamente com as demais notas relacionadas no final do artigo, com numeração arábica. As referências bibliográficas completas podem tanto constar diretamente nas notas quanto em lista separada. Devem ser seguidas as normas da ABNT para citações e referenciação bibliográfica.
  • Imagens devem ter, no mínimo, 500 pixels de largura. Largura sugerida: 1600 pixels. Sugere-se o envio de ao menos uma imagem por texto. Não serão publicadas imagens com restrições de direitos autorais de terceiros sem autorização expressa destes. Para imagens sem restrições de direitos autorais sugere-se o site Wikimedia Commons.
  • Deve ser enviado e-mail e website para divulgação (opcionais) e um breve currículo (1 parágrafo) do(s) autor(es).
  • As referências bibliográficas completas podem tanto constar diretamente nas notas quanto em lista separada.

Condições gerais de publicação

  • A publicação de matérias na revista mdc não é remunerada.
  • A matéria publicada ficará disponibilizada por tempo indeterminado.
  • Cada matéria possuirá um endereço eletrônico único associado à data de publicação e ao seu título.

editores de mdc

Editor-chefe

Prof. Dr. Carlos Alberto Maciel
e-mail

Editores

Prof. Dr. André Luiz Prado
e-mail

Prof. Dr. Bruno Santa Cecília
e-mail

Profa. Dra. Gisela Barcellos de Souza
e-mail

Profa. Dra. Lis Almeida
e-mail

Fundadores

Alexandre Brasil
e-mail

André Luiz Prado
e-mail

Bruno Santa Cecília
e-mail

Carlos Alberto Maciel
e-mail

Danilo Matoso Macedo
e-mail

Fernando Maculan
e-mail

Humberto Hermeto
e-mail

Pedro Morais
e-mail

como citar

AUTOR. Tílulo do artigo. MDC: Mínimo Denominador Comum, Belo Horizonte/Brasília, n.##, mês.ano. Disponível em . Acesso em: data.

EXEMPLO:

PRADO, André Luiz. Em busca da pertinência para uma arquitetura tropical. MDC: Mínimo Denominador Comum, Belo Horizonte/Brasília, n.1, jan.2006. Disponível em < http://www.mdc.arq.br > . Acesso em: 12 mar.2006.

créditos e direitos autorais

MDC se iniciou a partir de iniciativa do grupo de arquitetos Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel, Danilo Matoso, Fernando Maculan, Humberto Hermeto, Pedro Morais.

Os números 1, 2 e 3 de MDC foram viabilizados através do Incentivo cultural da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Minas Gerais, como parte integrante do projeto “Exposição Arquitetura Contemporânea em Minas Gerais; 8 arquitetos’, aprovado conforme CA n.0196/001/2004, com o patrocínio exclusivo da USIMINAS.

A partir de 2023, MDC passou a ser editada pelo grupo de pesquisas Ateliê Américas, sediado na Escola de Arquitetura da UFMG.

Creative Commons License

mdc – revista de arquitetura e urbanismo é propriedade dos fundadores de mdc, e é editada desde 2023 pelo grupo de pesquisas Ateliê Américas.

É licenciada como Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Unported License.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os créditos devem ser atribuídos aos autores e à revista nos termos da seção “Como Citar” acima.

website original: Danilo Matoso

atualização do website (2023): Renan Maia