Escolhido projeto de revitalização do Mercado do Cruzeiro

Debate e votação ocorreram em evento popular

Neste último sábado, dia 27/08, foi escolhido por júri popular o novo projeto de revitalização do Mercado Distrital do Cruzeiro, em Belo Horizonte, MG. A etapa final da premiação de Arquitetura Viva o mercado! foi realizada no próprio local e contou com a presença de 482 pessoas, dentre moradores, trabalhadores, professores e arquitetos, que votaram e discutiram os três projetos finalistas em um clima de festa e confraternização.

Os três finalistas expuseram e debateram suas idéias e seus projetos foram apreciados pelos moradores do bairro Cruzeiro e entorno, a ACOMEC – Associação dos Comerciantes do Mercado do Cruzeiro e a AMOREIRO – Associação dos Cidadãos do Bairro Cruzeiro. Ao final foi escolhido o projeto n° 06, dos arquitetos Francisco Albano Andrade e equipe: Gian Paolo Lorenzetti e Rodrigo Ferreira Andrade, que contou com um total de 203 votos.

Mantendo a estrutura original do prédio, a proposta escolhida cria uma praça em frente ao prédio da qual parte uma rampa, integrada à estrutura do mercado e que a separa em dois níveis, sendo que o nível superior é destinado para espaço gourmet e bares. O projeto prevê mais 60 lojas no centro de compras e um estacionamento subsolo com 770 vagas, contando, além disso com quadras poliesportivas e uma torre panorâmica como ligação entre o Parque Amilcar Vianna Martins e o Mercado.

O projeto n° 03 de João Diniz, José Luiz Baccarini Neto, Pedro de Carvalho Guadalupe e Marcílio Gazzinelli (fotógrafo), ficou em segundo lugar com 179 votos e o terceiro lugar ficou para o projeto n° 01 de André Luiz Prado, Alexandre Brasil, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel, Paula Zasnicoff, Pedro Lodi e Rafael Gil Santos, com 97 votos.

O próximo passo será a apresentação do resultado do concurso ao Prefeito Márcio Lacerda que o Vereador Adriano Ventura se ofereceu para intermediar. Com o aval do poder público será possível dar continuidade ao projeto.

Mais sobre a discussão ver: Contra a Demolição do Mercado Distrital do Cruzeiro e sobre os três projetos finalistas: IAB-MG apresenta os finalistas da premiação Viva o Mercado!


Com informações do Estado de Minas e do IAB-MG
Colaboração editorial: Danilo Matoso

Anúncios

Sobre Luciana Jobim

Arquiteta, Urbanista e Artista Visual por formação. Professora e Fotógrafa por vocação (e profissão).
Esse post foi publicado em Belo Horizonte, MG, Notícias e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s