Pós-graduação – Escola da Cidade – Civilização América

Um olhar através da arquitetura

Inscrições 2011

Escola da Cidade abre inscrições para Pós-Graduação

Cursos acontecem em São Paulo e na Bahia. Um deles será orientado pelo arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé)

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo está com inscrições abertas para três cursos de pós-graduação lato sensu.

O programa, que tem como tema principal “Civilização América – Um Olhar através da Arquitetura”, se estrutura em três cursos: ‘Habitação e Cidade’, ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’ e ‘Ambiente Construído’, este último em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat (IBTH) da Bahia, presidido pelo arquiteto João Filgueiras Lima, popularmente conhecido como Lelé.

Este é o terceiro ano em que a faculdade oferece cursos de pós-graduação e os resultados de sucesso mostram a consolidação desta proposta.


HABITAÇÃO E CIDADE

Organizado em parceria com a Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo, está em sua terceira edição neste ano de 2011. Os trabalhos desenvolvidos na especialização já resultaram, inclusive, em livro publicado no ano de 2010. O objetivo do curso é dar continuidade à formação dos profissionais que desenvolvem projetos e enfrentam as questões habitacionais de interesse social nos territórios urbanos, especialmente favelas, dedicando uma atenção especial à interface entre trabalho técnico e a participação da comunidade nestes projetos.

Habitação e Cidade’ tem como coordenadores os arquitetos Ruben Otero e Luis Octávio de Faria e Silva. Ruben Otero é formado pela Universidade da República do Uruguai (1983) e doutor em Projetos Arquitetônicos pela Universidade Politécnica da Catalunha (2008). Luis Octavio é formado (1989), com mestrado (2001) e doutorado (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).


GEOGRAFIA, CIDADE E ARQUITETURA

A proposta é discutir, através da arquitetura, a formação cultural dos países da América a partir da própria condição geográfica. Realizado pela primeira vez em 2010, o curso volta em 2011 dando continuidade aos estudos dos países da América, agora com Paraguai, Uruguai, Colômbia e EUA. A idéia é refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, sócio-econômicas e ambientais. O curso destina-se a arquitetos e urbanistas, artistas, engenheiros, além de demais interessados no tema.

Geografia, Cidade e Arquitetura’ é coordenada pelos arquitetos Álvaro Puntoni e Fernando Viégas, doutor e mestre, respectivamente, formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP).


AMBIENTE CONSTRUÍDO

Realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat (IBTH), a especialização ‘Ambiente Construído’ acontecerá em Salvador (BA), na sede do IBTH, e terá duração de dois meses (de 27 de junho a 17 de agosto de 2011). O curso, que é o primeiro fruto do convênio firmado entre as duas instituições, tem como objetivo dar competência ao profissional para participar do processo conceitual e construtivo de edifícios de habitação, equipamentos e infra-estrutura na construção das cidades.

A proposta é conhecer e exercitar soluções construtivas nas experiências de industrialização e pré-fabricação através de um estudo aprofundado da obra de Lelé. O público-alvo é de profissionais ligados às questões arquitetônicas, técnicas, artísticas, inventivas, construtivas e tecnológicas.

O curso é orientado pelo arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé) e coordenado por três arquitetos: Alberto Cordiviola (Chango), Adriana Rabello Filgueiras Lima e Anália Maria Marinho de Carvalho Amorim. Alberto Cordiviola tem com vasto conhecimento da obra de Lelé e é formado pela Universidade Federal da Bahia, mestre e doutor, respectivamente, pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona e Universidade Federal da Bahia. Adriana Lima coordenou a obra do Hospital Sarah, do Rio de Janeiro e, atualmente, coordena a obra da Fundação Darcy Ribeiro, em Brasília. Anália Amorim é arquiteta, urbanista e professora da Escola da Cidade, professora e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas até 25 de fevereiro, com exceção do curso ‘Ambiente Construído’ que se estende até 10 de junho e podem ser feitas pelo site www.escoladacidade.edu.br ou na secretaria da Escola da Cidade. Demais informações são obtidas pelo telefone (11) 3258-8108 das 13h às 19h, ou pelo e-mail posgraduacao@escoladacidade.edu.br.


ESCOLA DA CIDADE

A Escola da Cidade é uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação que oferece curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. A Escola é um centro de estudos de graduação e pós-graduação do desenho do ambiente, das diferentes formas de ocupação do espaço e das relações entre arquitetura, história, cultura, território e natureza.

Instituição de ensino sem fins lucrativos, a Faculdade reúne um conjunto de professores capacitados para formar futuros arquitetos que elaborem reflexões críticas e criem soluções técnicas e estéticas, lidem com conhecimentos que estruturam o pensamento construtivo, reconheçam a dimensão do espaço coletivo, fomentem processos interpretativos estruturados, contínuos e criativos.

Anúncios

Sobre Débora Andrade

Estagiária de diagramação da revista de arquitetura e urbanismo MDC. Postagens publicadas:
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s