Casa do Professor – UnB – Brasília – DF

img_0286Nonato Veloso

dscn2165

A Casa do Professor abriga a ADUnB – Associação dos Docentes da Universidade de Brasília. Foi fruto de um concurso aberto a professores da FAU/UnB e demais arquitetos que trabalhavam no campus, no final de 1999. O programa era bem maior e havia a exigência da possibilidade de sua execução por partes. Em 2003 houve o interesse da construção da frente do edifício contendo a parte administrativa da associação, deixando de lado restaurante, auditório e outras dependências. Resolvemos então redesenhar esta parte, incluindo um café e ajustando alguns pontos para  deixá-la com aparência de ” coisa acabada “.

img_0306

O edifício está implantado em um dos acessos de maior visibilidade dentro do campus, ao lado da Avenida L-3 Norte. O sítio tem uma importância histórica que vem da implantação da própria Unb, contando com a Faculdade de Educação, a antiga Reitoria e o auditório Dois Candangos, projetos de Alcides da Rocha Miranda [1]. Conta ainda com edifício de João Filgueiras Lima, o Lelé, hoje infelizmente desfigurado por um “puxadinho ” em toda a sua extensão.

img_0280

Tivemos que respeitar a horizontalidade, a escala e a calma do lugar. O edifício resultou de filiação definida. A idéia das empenas soltas emoldurando o edifício já são encontradas na casa Celso Silveira de Mello, em Piracicaba – SP, 1962, dos  arquitetos Paulo Mendes da Rocha e João de Gennaro [2], como recentemente na Clínica de Odontologia em Orlândia – SP, 1998, do grupo de arquitetura MMBB [3].

Os ambientes principais são voltados para o estacionamento, a leste,  e as áreas de apoio como sanitários e circulação vertical, para oeste, contidas em bloco único, protegendo o edifício da pior insolação.

img_0324

[texto fornecido pelo autor do projeto]

galeria


notas

[1] Em entrevista concedida pelo autor ao portal eletrônico www.dochis.com.br, em abril de 2007.
[2] Publicada no artigo de Ruth Verde Zein:  Breve Introdução à Arquitetura da Escola Paulista Brutalista, no portal eletrônico www.vitruvius.com.br,  arquitextos 069.01
[3] Simples, mas complexo. Em Revista PROJETODESIGN,  edição 248 de outubro 2000.


_

Local: Brasília – DF
Ano do Projeto:
2003
Ano de conclusão da Obra: 2004
Área Construída: 764,21 m²
Proprietário:
ADUnB
Autor:
Nonato Veloso
Projetos Complementares: Engex Engenharia
Construção: Pimar Engenharia
Fotos: Nonato Veloso, Mário Bonomo, Danilo Matoso
Contato: decertaforma@hotmail.com

_

Anúncios

Sobre Danilo Matoso

Arquiteto e Urbanista Brasília - DF
Esse post foi publicado em 2003, Brasília, DF, Nonato Veloso, Projetos e obras e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s