Concurso Nacional – Praça do Natal – Natal – RN – Resultado

natalEquipe de Manaus vence o concurso

Foi anunciado o projeto vencedor do Concurso Nacional de Arquitetura para a Praça do Natal, a ser construída na capital do Rio Grande do Norte.

O projeto vencedor é de autoria da equipe zerOgroup/Unique, de Manaus (AM), composta pelos arquitetos Eduardo Quintella Florêncio, Ivvy Quintella e Laurent Troost.

O segundo lugar ficou com o arquiteto Mário Figueroa (SP), do Estúdio América, e o terceiro ficou com Fernanda Cláudia Lacerda Rocha (CE). As menções honrosas foram para os projetos de Glênio Leilson Ferreira Lima (RN), Paulo de Siqueira Campos Junior (PE) e Bruno Melo Braga (CE).

Vale lembrar que o concurso era iniciamente restrito a equipes que tivessem a participação de arquitetos registrados no Rio Grande do Norte. Essa restrição foi posteriormente revista, e o concurso passou a ser aberto aos arquitetos de todo o país.

Segundo os autores, “a proposta foi desenvolver um monumento que se destacasse na cidade como um ponto turístico. O conceito do projeto agregou as principais características de Natal, com dunas, alusão ao Morro do Careca e a referência à árvore de Natal que marcará o monumento durante o período natalino.”

“Passamos uma semana em Natal para fazer pesquisa, porque utilizar apenas fotos da capital como base para o projeto não seria o bastante”, destacou o autor do projeto.

Segundo Lúcio Dantas, presidente do IAB-RN, , “o projeto escolhido foi o único que atendeu a todas as exigências do edital, incluindo a característica de ser um monumento sustentável, que privilegia as áreas verdes e oferece total aproveitamento do espaço. (…) Além da plasticidade, o projeto vencedor é versátil e oferecerá à cidade uma estrutura completa de lazer e entretenimento, além de ser um marco arquitetônico para a capital”.

Algumas imagens da proposta vencedora:

natal-01c

natal-01a

natal-01d

natal-01e

Acesse aqui a página oficial do concurso.

[Esta notícia é uma parceria com o portal concursosdeprojeto.org]


Sobre Danilo Matoso

Arquiteto e Urbanista Brasília - DF
Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Concurso Nacional – Praça do Natal – Natal – RN – Resultado

  1. Pingback: Concurso Nacional – Praça do Natal – Natal – RN « mdc . revista de arquitetura e urbanismo

Deixe uma resposta