Concurso Internacional – Parque de Valdebebas – Madri – Espanha

valdebebasEntrega dos trabalhos até: 16.04.2009

apresentação – parque valdebebas

O Parque Valdebebas é o maior projeto urbanístico da história de Madri, que surge a partir da reordenação da região norte da capital, cuja superfície engloba mais de 10,6 milhões m2. O parque está situado em região privilegiada, a apenas 10 min da Plaza Castilla e a 5 min do Aeroporto Barajas.

Trata-se de um espaço singular e completo, repleto de espaços verdes, intensa atividade econômica, administrativa, residencial, lazer e equipamentos comunitários, em um entorno de alta qualidade e desenho urbano moderno, além de infra-estrutura que garante a acessibilidade.

A previsão para o Parque de Valdebebas inclui o desenvolvimento de usos mistos, que incluem aproximadamente 12.500 habitações coletivas, das quais 45% com algum tipo de subvenção pública, assim como cerca de 1,2 milhões de m2 de serviços (escritórios e hotéis) e comércio. Conta ainda com 4 grandes elementos no entorno: o Parque Florestal, a Cidade Desportiva do Real Madri, o futuro Campus da Justiça e a ampliação da Feira de Madrid.

o concurso

O objetivo do concurso é a seleção de equipe multidisciplinar para o ordenamento e o desenho de um novo parque urbano, como parte do Parque de Valdebebas, com aproximadamente 80 hectares. A proposta deve resolver as conexões e a transição entre a nova cidade e o grande parque florestal, assim como adequar o uso à escala do parque, além de aproveitar o seu grande potencial paisagístico, urbanístico, ambiental e social.

O concurso será realizado em duas fases. O prazo para o envio dos trabalhos na primeira fase é 16 de abril de 2009.

Os selecionados para a segunda fase deverão entregar suas propostas até 30 de junho de 2009.

Prêmios – Fase 01

Os jurados poderão selecionar para a segunda fase até 06 propostas (finalistas). Cada uma destas receberá 10.000 Euros como premiação.

Prêmios – Fase 02

  • 1° Prêmio – 45.000 Euros e o compromisso de contratação para o desenvolvimento do projeto
  • 2° Prêmio – 30.000 Euros
  • 3° Prêmio – 15.000 Euros

Organização do Concurso
OCAM – Oficina de Concursos de Arquitectura de Madrid

Página oficial do concurso: concursoparquedevaldebebas.com

[Esta notícia é uma parceria com o Portal Concursos de Projeto. Mais informações sobre este concurso em concursosdeprojeto.org]

Sobre Danilo Matoso

Arquiteto e Urbanista Brasília - DF
Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Concurso Internacional – Parque de Valdebebas – Madri – Espanha

  1. Pingback: Concurso Internacional – Parque de Valdebebas – Madri – Espanha – resultado « mdc . revista de arquitetura e urbanismo

Deixe uma resposta